top of page
covid-19-mp-recomenda-a-tres-rios-extensao-de_edited.jpg

Estrutura urbana do município de Três Rios (RJ): uma análise da acessibilidade e do padrão de utilização do solo urbano.

Stock Market Graph_edited.jpg

Taxas de crescimento regionais a partir de variáveis monetárias.

Pregão

Instabilidade financeira e Modelos Baseados em Agentes - MBAs.

1 - Estrutura urbana do município de Três Rios (RJ): uma análise da acessibilidade e do padrão de utilização do solo urbano.

​

A forma de organização e distribuição do solo urbano, no que se refere tanto ao setor residencial quanto ao produtivo, encontra-se diretamente ligada à eficiência econômica e sustentabilidade de uma cidade. Numa perspectiva teórica, a partir de uma relação entre o valor do solo urbano e acessibilidade, o modelo Bid-rent estabelece os alicerces para uma análise de eficiência ao fornecer uma explicação técnica para dois fatos observados na maioria das aglomerações urbanas, quais sejam: (i) O preço da terra tende a cair a taxas decrescentes quanto maior a distância do centro; e (ii) A área média ocupada por famílias ou firmas tende a aumentar quanto maior a distância do centro. A observação preliminar da cidade de Três Rios (RJ) sugere que a sua estrutura diverge em alguma medida dos fatos observados citados acima e, consequentemente, dos critérios de eficiência indicados pelo modelo teórico. Assim sendo, abre-se espaço para uma investigação mais detalhada sobre a forma de organização da referida aglomeração a partir da coleta e análise de informações espacialmente localizadas, tais como, impostos e taxas municipais, preços de aluguéis e de venda, alvarás de construção e reforma dentre outros. Espera-se que, a partir dos resultados da pesquisa, seja possível sugerir políticas que contribuam para a mitigação dos principais problemas que acometem as aglomerações urbanas contemporâneas.

​

​

​

2 - Taxas de crescimento regionais a partir de variáveis monetárias.

​

Tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo teórico de determinação das taxas de crescimento regionais a partir de variáveis financeiras, com respectiva aplicação empírica. O modelo teórico se apoia no princípio da Causação Circular Cumulativa, inicialmente proposto por Myrdal (1960) e posteriormente desenvolvido por Kaldor(1970). A formalização matemática segue aquela proposta por Dixon&Thirwall (1975). Não obstante, ao invés da Lei de Verdoorn, a proposta em questão se apoia nas variações regionais da preferência pela liquidez, as quais dão origem aos processos cumulativos. A abordagem empírica é dada por um modelo econométrico para dados em painel (GMM), o qual busca estimar as trajetórias de crescimento para regiões com distintos graus de desenvolvimento a partir de variáveis do sistema financeiro. 

​

3 - Instabilidade financeira e Modelos Baseados em Agentes - MBAs.

​

Tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema bancário artificial a partir do método de simulação baseada em agentes. Em De Paula (2014), é apresentado um modelo de composição de carteira em que um um único grande banco decide como alocar o seu capital, escolhendo entre o investimento em títulos públicos e a concessão de crédito à empresas do setor produtivo, estas últimas caracterizadas por heterogeneidade. Em outro trabalho (De Paula, 2016) é proposto uma metodologia de análise de balancetes bancários para a identificação de elementos de fragilização financeira. A presente proposta busca conciliar as referidas abordagens por meio da introdução da concorrência bancária e de processos de alavancagem no modelo de simulação inicial. Espera-se que o modelo resultante possa ser calibrado, a partir de parâmetros obtidos empiricamente, de modo a permitir a identificação do conjunto de fatores que levam à fragilização financeira.

​

bottom of page